01/07/2012

(Arquivo) Entrevista a Diogo Piçarra

Diogo Piçarra, de 21 anos, foi o novo Ídolo de Portugal, sagrado no dia 29 de Julho. O farense conseguiu alcançar as suas próprias expectativas, conseguindo assim, ser mais um grande nome no mundo da música. O Mais SIC, convidou Diogo Piçarra para realizar uma entrevista, e eis a mesma:

MaisSIC: Quem é que te influenciou para te estreares na música?
            Tinha cerca de 16 anos quando decidi aprender um instrumento: a guitarra. Os meus pais aprovaram e sempre me ajudaram e apoiaram nessa minha aventura. No entanto, de facto, nunca tinha experimentado cantar a sério até essa altura, nem nunca ninguém me influenciou a estrear-me na música. Foi um súbito desejo e curiosidade que me puxou para esse mundo, do qual nunca mais quero sair.

MaisSIC: Alguma vez tinhas concorrido a algum programa semelhante ao "Ídolos"?
            Já tinha concorrido em diversos concursos de bandas como o RRW, Levi's Unfamous Music Awards, Dolce Vita Tejo, Abril Bandas Mil, e sozinho já tinha concorrido à Operação Triunfo em 2010 e em castings para a TVI para um concurso de novos talentos.

MaisSIC: Como surgiu a ideia de concorreres ao "Ídolos"?
            A ideia de concorrer ao "Ídolos" surgiu dos meus pais, tanto desta vez, em 2012, como em 2008. Achavam que eu tinha talento e voz para conseguir ir longe no programa, então sempre me incentivaram a participar.

MaisSIC: De todas as fases, desde a fase da audição à do teatro, qual foi a que mais receaste ficar pelo caminho?
            Sinceramente, receei ficar pelo caminho em todas as fases. Todos os outros concorrentes eram tão bons ou melhores que eu, e tudo poderia acontecer. Num concurso como o "Ídolos", tudo imprevisível, tanto a reacção do juri como do público, por isso nada estava garantido.

MaisSIC: Qual foi a opinião do juri, que mais te marcou?
            A que mais me marcou pela negativa foi o comentário de desagrado do jurado Manuel Moura dos Santos quando afirmou que tinha estragado a música do Pedro Abrunhosa, "Se eu Fosse Um Dia o Teu Olhar", com a minha versão. Pela positiva, muitos dos comentários dos jurados me marcaram, tanto do Pedro Abrunhosa que sempre apontou a minha interioridade e alma de artista, do Tony Carreira que deu relevo à minha evolução, da Bárbara Guimarães pelo seu entusiasmo após as minhas actuações, e até do próprio Manuel Moura dos Santos quando elogiou a minha prestação em "Skinny Love" ao piano.

MaisSIC: A tua versão da música "Skinny Love" dos Bon Iver, foi admirada por toda a gente. Achas que foi a tua melhor atuação?
            Pessoalmente, foi a que me deu mais trabalho, pois passei horas agarrado ao piano para que corresse tudo bem. Foi sem dúvida a minha actuação preferida, pois é uma música que adoro e sempre quis tocar e cantar ao vivo. Quanto a ser a minha melhor actuação, não sei dizer, pois dei o meu melhor em todas as galas, e cabe às pessoas avaliá-las.

MaisSIC: Em que é que achas que foste diferente para conseguir ganhar o "Ídolos"?
            O que é certo é que todos nós lutávamos pelo mesmo sonho, todos nós somos cantores, todos nós demos tudo por tudo. Por isso, posso dizer que tive sorte em agradar à maior parte do público, como pessoa e artista. Principalmente porque nunca tentei ser alguém que não sou, nem cantar de outra maneira que não a minha.

MaisSIC: Como foi participar num programa como o "Ídolos", que já lançou nomes como Luciana Abreu, Nuno Norte, Sérgio Lucas, Filipe Pinto e Sandra Pereira?
            Participar num programa como o "Ídolos" foi sem dúvida um enorme privilégio, ainda mais quando já lançou nomes como Luciana Abreu, Nuno Norte, Sérgio Lucas, Filipe Pinto, Sandra Pereira, entre outros. Poder fazer parte também desse grupo é um enorme orgulho, mas ao mesmo uma maior pressão, pois tenho de provar que mereço fazer parte desse leque de artistas.

MaisSIC: O que podem os teus fãs esperar de ti, daqui em diante?
            Daqui em diante quem me segue e me apoia só pode esperar de mim o mesmo Diogo que conheceram no programa: simples, genuíno e que gosta do contacto com os fãs. Por isso estarei sempre presente nas redes sociais, mantendo todos actualizados. Na música, após a vinda de Londres, irei lançar o meu primeiro álbum, e esperar que esse apoio continue.

MaisSIC: Que mensagem deixas a todas as pessoas, que te apoiaram desde a primeira audição?
            Aproveito para deixar uma mensagem de agradecimento por todo o apoio e ajuda que me deram para chegar até onde estou hoje. Não só àqueles que me apoiaram desde a primeira audição, mas também aos que já me apoiavam muito antes do "Ídolos" e os que só me conheceram agora. Vocês sim são dotados de um altruísmo e humildade sem igual, pois ajudar alguém a construir o seu sonho sem receber nada em troca, é um acto de grande valor. Obrigado por tudo e espero nunca vos desiludir.

O Mais SIC agradece todo o tempo disponibilizado pelo Diogo, desejando assim, bastante sucesso para toda a sua carreira.

Entrevista realizada por: João Almeida.

Sem comentários: