Casa família Mendes de
Oliveira
João e Antónia estavam sentados no sofá a
conversar, quando Mariana desce para sair.
-Vou
sair, até logo. (avisa Mariana)
Mariana
vai abrir a porta de casa…
-Mas
porque que a porta está trancada? (pergunta Mariana)
João levanta-se.
-A
partir de hoje, as suas saídas são de casa para a empresa e da empresa para
casa, vais para a empresa para o meu escritório olhar todos os dias para mim e
claro serás paga por isso, porque o teu cartão de crédito acaba de ser
cancelado, se tentares fazer alguma coisa que seja vais recambiada para bem
longe daqui, e não penses que vai ser agradável. (João serio)
-O
quê? Eu já tenho dezoito anos, não me podem fazer isto. (Mariana surpreendida e
irritada)
-A
menina só pensa que tem dezoito anos quando lhe convém, porque para ficar
bêbeda, sendo quase atropelada, e para terminar o Ivo Moreira é que foi por sua
vez… (João)
-O
quê, o Ivo foi salvou-me de um atropelamento, ontem á noite enquanto estava
bêbeda e acaba por ele ser a vitima? (pergunta Mariana surpreendida)
-É,
só para ver a zaragata que você armou, mas hoje não se viu ao espelho foi? Pois
se viu tinha visto a ferida que tem na cara e no braço, ah pois ainda deves
estar de ressaca. (Antónia decepcionada)
-Não
me podem prender em casa, e muito menos ficar o dia todo na empresa a olhar
para o pai a trabalhar e ainda mais ficar sem o cartão de crédito. (Mariana
exaltada com a noticia do castigo)
-Até
viver debaixo do nosso teto, as regras são estas, não quer a porta é ali, agora
escolha, e pode se dar ao luxo de ser paga só por olhar para mim, porque como
diz já tem dezoito anos, tem muito boa idade para trabalhar. (Mariana)
-Eu
volto para a faculdade. (sugere Mariana)
-Pensa-se
nisso quando quis trocar a universidade por a rebeldia. (Antónia)
-Ah!
Que nervos! Odeio-vos! (grita exaltada Mariana e sobe as escadas e vai para o
quarto)
-Assim
a Mariana vai aprender a bem ou a mal. (Antónia para João)
Casa Júlia e Vera
Júlia
e ver estavam a entrar em casa, tinham chegado do hospital.
-Temos
de saber quando é que o modelo zito sai do hospital. (Júlia enquanto pousa as
chaves e a mala)
-É,
para isso temos de ir lá hoje á noite. (Vera)
-Não
deixe a Mónica aproveitar os últimos momentos com o modelo zito, porque daqui a
uns dias ela nem para a cara dele quer olhar. (Júlia)
Hospital - Sala de Espera -
Noite
Matilde
e Mónica estavam a conversar na sala de espera do hospital, quando chega o
Rodrigo.
-Olá
(Rodrigo)
-Olá,
ainda bem que vieste que eu vou indo. (Matilde)
-Ficas
bem? (pergunta Matilde a Mónica)
-Claro,
obrigada. (Mónica)
-Vaiam
dando notícias. (Matilde)
-Claro.
(responde Rodrigo ao mesmo tempo que se senta)
-Então
o desespero pelo teu amor já acabou? (pergunta Rodrigo na brincadeira)
-Até
tu andas com essa história, por amor de deus. (Mónica)
-Mónica
já todos reparamos que tu estás a começar a gostar do Ivo, só tu é que não vês,
estas sempre com a historia da tua mãe e do teu pai e isso impede-te de seres
feliz. (Rodrigo)
-Quem
és tu para falares do meu passado? (pergunta Mónica incomodada)
-Sou
o teu melhor amigo. (Rodrigo)
-Mas
não te dá o direito de falares de coisas que não sabes. (Mónica furiosa)
-Tens
razão, mas acho que como teu melhor amigo, tenho o direito de saber se gostas
do Ivo ou se sentes qualquer coisa por ele. (responde Rodrigo)
-Rodrigo,
eu não gosto do Ivo e nunca vou gostar dele nem de ninguém, quando é que metem
de uma vez por todas isso na cabeça? (Mónica irritada)
-Então
o que é que estás aqui a fazer, porquê que não foste embora com a Matilde?
(pergunta Rodrigo nervoso)
-Ah é
isso? Então, boa noite. (responde Mónica)
Assim
que Mónica diz isto, vai se embora, mas o médico vê-a e diz que precisa de
falar com ela.
-Mónica?
Tenho uma novidade para si. (médico)
-Diga!
(Mónica)
-O
Ivo tem alta amanhã, não a damos hoje, porque ainda precisamos de o ter de
vigilância esta noite, mas se tudo correr bem amanhã de manhã ele tem alta.
(Médico)
-Muito
Obrigado, foi bom vocês não o deixarem sair hoje, ele pode ter visitas agora?
(pergunta Mónica com um sorriso)
-Não,
ele está a jantar e depois precisa de descansar, hoje teve muitas visitas,
amanha passe por cá para vir busca-lo. (médico)
-Está
bem, obrigado, Doutor. (agradece Mónica)
-Já
agora ele não tem mãe? Eu lembro-me que ele deu uma entrevista numa revista e
vi uma fotografia da mãe, e não a vi cá ontem nem hoje. (pergunta médico)
-Tem,
mas não temos o contacto dela, o Ivo tem, mas acho que ele prefere não
preocupar a mãe, a Dona Maria já tem preocupações que cheguem. (responde
Mónica)
-Ah
está bom então, até amanhã. (médico)
-Adeus,
até amanhã. (Mónica com um sorriso)
-O
que o médico cria? (Rodrigo)
-O
Ivo tem alta amanhã, e hoje já não tem mais visitas. (Mónica)
-Então
vamos? (Rodrigo)
-Bora!
(Mónica)
E vão
os dois embora.
Dia Seguinte Hospital - Sala
de Espera – Manhã
Mónica
estava no hospital na sala de espera a falar ao telefone.
-Sim,
Matilde não é preciso vires, eu trouxe o meu carro, olha, diz ao Rodrigo e a
Carlota para não virem. (Mónica)
-vá
adeus beijinhos. (Mónica e desliga o telemóvel)
Quando
Mónica desliga o telefone deparasse com Ivo de muletas e vai ajudá-lo.
-É
bom estres de volta. (Mónica)
-É,
mas agora vamos, que já estou farto de estar neste hospital. (Ivo rindo)
-Obrigada.
(agradece Ivo)
-Não
foi nada, afinal és meu amigo. Ah é verdade, não vi por cá a tua mãe. (Mónica)
-Agora
vou para o hotel descansar, depois peso a morada do trabalho dela, vou lá, e
conto-lhe tudo. (Ivo)
-Sim,
agora eu levo-te ao hotel, depois pensas nisso tudo. (Mónica)
Quando
saem do hospital, Ivo e Mónica deparam-se com jornalistas e fotógrafos que
estavam a ser impedidos de entrar no hospital.
-Bom
dia o Ivo Moreira como se encontra de saúde? (pergunta um Jornalista a Ivo
enquanto andam)
-Como
está a ser estava passagem por Lisboa? (pergunta outro jornalista a Ivo)
-Eu
estou bem, agora não me chateiem. (Responde Ivo enquanto vão andar para o
carro)
E
entram no carro de Mónica e foram embora.
Carro Mónica
-Bem
só jornalistas, quando entrei no hospital não vi nada, ou pelo menos não me
apercebi de nada. (diz Mónica enquanto conduz)
-É
nem sei como eles souberam. (Ivo)
-Sabes
que neste mundo os jornalistas têm o filling de descobrir tudo, é o trabalho
deles. (Mónica rindo)
Alguns
minutos depois chegam ao hotel, Mónica ajuda Ivo a sair do carro.
-Obrigada.
(agradece Ivo)
-De
nada. Ficas bem? (pergunta Mónica)
-Sim
fico. (Ivo)
-Então
até amanhã. (Mónica sorrindo atrapalhada)
-Adeus,
até amanha. (Ivo com um sorriso)
Mónica
entra no carro e vai se embora, Ivo fica a vê-la a ir.
CONTINUA…

Sem comentários:
Enviar um comentário