Jardim empresa Mendes de
Oliveira
Rodrigo
encontra Mónica no jardim da empresa sentada a limpar a máquina fotográfica.
-Mónica?
O que se passa?
-Nada
nada Sérgio, Olha o trabalho ficou um espectáculo. (Mónica)
-Ah o
mérito foi teu. (Rodrigo)
-Não foi
de todos. (Mónica)
-Pronto,
Pronto, agora podes-me dizer o que se passa? (Rodrigo e Mónica rindo)
-Isso
pergunto eu. (Interrompe Ivo aparecendo de surpresa sem que eles se
apercebessem)
-O
quê? Bem esta conversa está-me a cheirar muito mal. (Rodrigo preocupado)
-Rodrigo!
Deixa-me falar a sós com o Ivo, temos um assunto para resolver, depois eu falo
contigo. (Mónica)
Rodrigo
respira fundo.
-Está
bem, mas vê-la ou vejam lá o que arranjam. (Diz Rodrigo abrindo os olhos para
Ivo)
Rodrigo
deixa-os a sós e Ivo aproxima-se de Mónica e senta-se ao seu lado.
-Então?
Podes-me explicar o que aconteceu lá em cima? Imagina se o Dr. João ouvisse
aquilo que se estava a passar…. (Ivo)
-Ivo!
Eu não estou apaixonada por ti. (Mónica um pouco deprimida)
-Não?
(Pergunta Ivo)
-Não,
a Júlia como sempre passa a vida a provocar-me, e desta vez não só me provocou
como viu coisas onde não existem, a Júlia e a Vera são do pior, não lhes dês
confiança.
-Sim
o teu amigo ou namorado Rodrigo já me disse isso. (Ivo)
-O
Rodrigo meu namorado, ahahah que disparate ele é só o meu melhor amigo.
(Mónica)
-Ahahah
desculpa, é que quando ele fez aqui a cena do “vejam lá o que fazem” pensei
isso mesmo. (Ivo)
-Não,
o Rodrigo está sempre preocupado comigo, e para além disso namorados não são
comigo. (Mónica)
-Não?
(pergunta Ivo)
-Não!
É umas coisas que têm a ver com o meu passado. (Mónica)
-E… Eu
posso saber esse passado ou é entrar demais na tua vida? (Ivo)
Mariana
fica surpreendia a olhar para Ivo.
Casa Família Mendes de
Oliveira
Em
casa da família Mendes de Oliveira está Antónia e a filha Mariana:
-Mariana
onde vai? (Pergunta Antónia)
- Vou
á empresa. (Responde Mariana com um ar de quem não quer dar satisfações de
nada)
-Não
se demore a Maria já está a preparar o almoço. (Avisa Antónia que a empregada está
a preparar o almoço)
-Eu
hoje não almoço em casa. (Mariana)
-Como
não vai almoçar? (Antónia)
-Mãe,
simplesmente não me vou sentar a mesa, com garfo e faca, a comer mais um almoço
da Maria. (Mariana sem paciência)
-Vai-a
lá á empresa, porque será a sua última refeição fora de casa, já agora vai lá
fazer o quê? (Pergunta Antónia)
-Ele
hoje não me escapa... (Diz Mariana muito distraída sem se aperceber que a mãe
está a falar com ela)
-Mas
ele quem? (Antónia)
Mariana
estava tao distraída, que saiu porta fora sem saber que a mãe estava a falar
com ela.
-Aquela
miúda cada vez anda mais desnorteada. (Diz Antónia um pouco preocupada)
Escritório João Mendes de
Oliveira
João
está no seu gabinete muito atarefado.
-Epá…
preciso rapidamente de uma secretaria. (João a falar sozinho enquanto organiza
as camadas de papeis)
Carlota
bate a porta…
-Sim?
(Pergunta João)
Carlota
entra no escritório.
-Meu
amor que surpresa. (Levanta-se João agarrando Carlota)
-João?
Pára! (Carlota pedindo a João que a largue)
-Hã?
O que se passa? (Pergunta João)
-Acho
que a Matilde sabe que nós estamos metidos um com o outro. (Contou Carlota)
-O
quê? Isso é impossível! (Justifica João)
-Não.
Ela ontem á noite estava muito estranha e hoje contínua igual. (conta Carlota)
-Tenho
de falar com ela. (Diz João)
-Bem
então vou indo, tenho muito trabalho, não posso deixar a Matilde fazer tudo
sozinha se não ainda fica pior. (Carlota)
-Não
me dás um beijinho é? (João muito sedutor)
-Não!
É melhor não. (Carlota muito preocupada)
-Está
bem! Ah! Trata-me de contactar uma das três secretarias que ligaram para cá.
(Pediu João)
-Ok!
Vou tratar disso. (Carlota)
Jardim empresa Mendes de
Oliveira
-Então?
Não queres contar? (pergunta Ivo a Mónica)
-Sim,
a minha mãe foi abandonada no altar assim que contou ao meu pai, que para mim
nem é meu pai, que estava grávida de mim, ela sofreu muito, aguentou a sua
gravidez, eu nasci, e quando eu tinha 8 Anos, ela faleceu de cancro na mama.
(Conta Mónica muito triste de mexer no passado)
-E
isso faz com que não queiras ninguém? (pergunta Ivo delicadamente)
-Mais
ou menos, se me perguntares se eu acredito no amor, ou se tenho essa palavra em
mente, eu digo-te que não, eu não consigo, eu não sou capaz, eu não quero amar
ninguém, eu não acredito nos homens e muito menos no amor, sei o que a minha
mãe sofreu e o que ela me contou, não quero um dia mais tarde ter filhos e
fazer o mesmo que ela, contar que o meu marido me deixou, ou me traiu, ou me
batia. (Mónica)
Ivo
fica surpreendido ao ouvir Mónica.
-O
meu passado também não é assim muito famoso. (Ivo)
-Não?
(pergunta Mónica)
-Se
me lembra-se de quem são os meus pais ou a minha família. (Ivo)
-O
quê? Tu és órfão? (Mónica)
-Não!
Eu não me lembro de nada, simplesmente lembro-me que estava no aeroporto, vi
uma senhora que achei que era bondosa e bonita, e pedi-lhe ajuda, disse que não
me lembrava de nada e que cria viver com ela, a Maria, ia de viagem para
Londres, ficou cá para tentar-me ajudar, mas nada feito, ao fim de uma semana
levou-me e há 20 anos que estou com ela e moro em Londres. (Conta Ivo)
-Então
e as revistas e a televisão nunca descobriram nada? (Pergunta Mónica)
-Não,
porque eu sempre apresentei a Maria como minha mãe biológica. (Ivo)
-E
ela está em Londres? (pergunta Mónica)
-Não!
Está cá em Lisboa a trabalhar. (Ivo)
-E
porque que ela não está em Londres a trabalhar, hoje em dia, é lá que a vida é
bem-sucedida? (pergunta Mónica)
-Sim
é, mas a mãe dela tem uma doença grave e há dois anos que ela está cá a
trabalhar, e também é em Lisboa que ela se sente melhor, ela foi viver uns anos
para Londres para dar uma vida melhor a sua família, mas foi pouco tempo de
vivência para construir isso, eu bem quero dar uma para ajudinha, mas ela é
muito teimoso e orgulhosa. (Ivo)
-E
não conheces esse trabalho, onde ela está? (pergunta Mónica)
-Não!
Vou conhecer amanhã, hoje não tenho muito tempo. (Ivo)
-E tu
sendo famoso com és, em todo o mundo, mesmo assim os teus pais não deram
paradeiro? (Mónica)
-Não!
Se calhar, porque apresentei a Maria como minha mãe, não sei. (Responde Ivo)
-Ela alinhou
nisso, nunca tentou saber quem era os teus pais? (pergunta Mónica)
-Como
te disse, ela tentou ajudar-me e não podia estar sempre nessa andança, pois o
motivo que ela foi para lá, foi para dar melhor vida a sua família, andei na
escola, cuidou de mim, para mim ela é a minha mãe, eu gosto muito dela e
tenho-lhe muito orgulho (respondeu Ivo)
-Com
que então, não é só o meu passado que é triste. (Mónica surpreendida)
-Nem
todas as pessoas têm um passado feliz, mas o presente vivem-no como podem
viver. (Ivo)
Mónica
fica a olhar para Ivo, assim que ele diz isto.
Márcio
chegou a horas á empresa como combinado às 14h, Mariana estava sentada ao pé do
escritório do pai, para que o Márcio quando lá passa-se para ir falar com João,
vê-la, e ela voltar a meter conversa. Márcio passou por Mónica e Ivo, mas não
tardou, quando Mónica se apercebeu que ele era o Márcio, de quem ela estava a
espera.
-Márcio?
(pergunta Mónica)
-Sim,
e quem é você? (pergunta Márcio)
-Eu
sou a fotógrafa, trate-me por tu. (Mónica)
Márcio
e Ivo ficam a olhar um para o outro.
-Vamos
fazer o casting? (pergunta Mónica)
Márcio
não ouviu a pergunta, porque estava distraído a olhar para Ivo e Ivo para ele.
Márcio
estas a ouvir? (Pergunta Mónica)
-Hã?
O que disse? (pergunta Márcio)
-Vamos
fazer o casting? E trata-me por tu. (pergunta Mónica)
-Está
bem. Vamos? (Márcio muito antipático)
-O
Ivo é quem vai avalia-lo. (Mónica)
-Então
acho que vou ser muito bem avaliado, podia era ser ao contrário. (Diz Márcio
dando olhares sedutores a Ivo)
-O
que quiseste dizer com isso? (pergunta Ivo)
-Nada!
Vamos? (Márcio)
E
foram fazer o casting, enquanto Mónica tirava-lhe fotografias, Márcio tinha de
despir-se peça a peça, ficando só de bóxeres, e Ivo olhava e havia uma troca de
olhares intensa entre os dois.
CONTINUA…

Sem comentários:
Enviar um comentário